Ataque do grupo islamita Al Shabab na Somália deixa 25 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2015 12h44

Mogadíscio, 23 mai (EFE).- Pelo menos 23 soldados e dois civis morreram neste sábado no distrito de Awdhelge, na região somali de Baixa Shabelle, após um ataque do grupo islamita Al Shabab, informaram à Agência Efe autoridades regionais e moradores.

Após o ataque, os militantes do Al Shabab tomaram o controle do distrito, que antes estava protegido pelas forças da Missão da União Africana para a Somália (Amisom), mas estas foram retiradas há uma semana por questões táticas.

“Estamos preparando um contra-ataque para recuperar o território perdido”, declarou à Efe o governador de Baixa Shabelle, Abdukadir Siidi, que não entrou em detalhes, mas garantiu que o exército já está reunindo tropas na região.

Um dos porta-vozes de Al Shabab, Mohammed Abu Yahya, confirmou o ataque e advertiu que seus mujahedins “estão preparando mais ataques em outros distritos”, já que o grupo islamita está convencido de que o exército somali “não poderá resistir”.

Esta é a primeira vez que o Al Shabab reconquista um território sob controle do governo, algo previsível porque “o exército somali não tem capacidade para patrulhar a região ou defender cidades”, disse o analista de segurança somali Abdi Adan Hoosow.

A região de Baixa Shabelle tinha sido libertada do domínio do Al Shabab entre 2013 e 2014 em uma operação conjunta do exército somali e as forças da Amisom. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.