Ataque do Hezbollah mata dois soldados israelenses; sete ficam feridos

  • Por Agência EFE
  • 28/01/2015 15h07

Dois soldados israelenses morreram e sete ficaram feridos nesta quarta-feira como consequência de um míssil antiataque disparado pelo grupo libanês xiita Hezbollah contra um comboio militar, informaram as Forças Armadas de Israel.

“Um míssil antitanque alcançou um veículo do exército israelense na região de Har Dov, causando a morte de dois soldados e ferindo outros sete”, explicou o exército em comunicado sobre os fatos ocorridos na manhã desta quarta-feira na fronteira entre Israel e Líbano, nos quais também faleceu um militar espanhol que fazia parte das Forças das Nações Unidas para o Líbano (Finul).

Segundo a investigação preliminar, as vítimas sofreram primeiro as consequências de um explosivo escondido na estrada e, depois, o impacto direto de um foguete antitanque Kornet.

Cinco feridos foram internados com lesões entre leves e moderadas no hospital da cidade de Safed, na Galileia, e outros dois no Rambam, de Haifa.

Meios de comunicação locais indicaram que o comboio era formado por veículos que não estavam convenientemente blindados, o que desencadeou as primeiras críticas contra um exército que estava em alerta desde a morte, na semana passada, de seis milicianos do Hezbollah e um general de Guarda Revolucionária iraniana em um ataque aéreo.

Hezbollah e o Irã atribuíram a Israel a autoria desse bombardeio e, embora Israel não tenha confirmado oficialmente, uma fonte oficial anônima afirmou que partiu dos iraelenses.

O ataque do Hezbollah aconteceu em uma zona disputada que o Líbano reivindica como sua e que Israel ocupou da Síria em 1967.

Israel respondeu a ambos com bombardeio em massa de posições do Hezbollah no sul do Líbano, na pior escalada de violência nessa zona desde a guerra de 2006.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.