Ataque em Londres acontece exatamente um ano após atentado de Bruxelas

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2017 15h00
Estação central de Bruxelas tem exército fazendo ronda EFE Confira

O atentado de Londres, na Inglaterra, que até o momento deixou 4 mortos e 20 feridos, acontece exatamente um ano após o ataque de Bruxelas, na Bélgica.

Em 22 de março de 2016, o aeroporto internacional Zaventem e a estação de metrô de Maelbeek foram palco de três explosões que vitimaram 35 pessoas e deixou 324 feridos. A autoria dos ataques foi reinvidicada pelo Estado Islâmico (EI), e os terroristas identificados eram Khalid El Bakraoui, Ibrahim El Bakraoui e Najim Laachraoui.

Na época, duas explosões atingiram o Aeroporto Internacional de Bruxelas e uma terceira ocorreu dentro de um trem de metrô. Em um anúncio feito em inglês e não em árabe, o EI descreveu os eventos em Bruxelas como um ataque multifocal que começou no aeroporto. Combatentes do grupo efetuaram disparos a esmo na população antes de detonarem os cintos com explosivos.

Homenagens

Esta quarta-feira na Bélgica começou com uma série de homenagens às vitimas. Logo pela manhã, uma singela cerimônia de 30 minutos foi realizada no aeroporto internacional. Já na estação de Maelbeek foi realizado um minuto de silêncio e uma placa com os dizeres “nunca esqueceremos” foi apresentada.

Em seguida, pontualmente às 9h11 (horário das explosões), a sirene de fechamento das portas do trem de Pétillon soou por um minuto e meio. O local ficou marcado por ter sido o ponto de partida de Khalid El Bakraoui, responsável pelo ato em Maelbeek. Já Ibrahim El Bakraoui e Najim Laachraoui detonaram as explosões no aeroporto internacional Zaventem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.