Ataque insurgente causa morte de 2 soldados no noroeste do Paquistão
Islamabad, 4 jun (EFE).- Dois militares morreram e outros três ficaram feridos nesta quarta-feira após uma incursão de insurgentes vindos do Afeganistão que atacaram dois postos de fronteira no noroeste do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
O incidente aconteceu durante a madrugada quando os “terroristas do outro lado da fronteira” atacaram os postos de Manozangai e Mukha Top, na área tribal de Bajaur, segundo uma mensagem remetida à Agência Efe pelas Forças Armadas paquistanesas.
Fontes da Administração local de Bajaur e do órgão de coordenação das áreas tribais confirmaram o ataque.
Segundo o Exército, nos últimos dez dias houve três incidentes armados protagonizados por grupos de insurgentes que cruzaram a fronteira, vindos do lado afegão.
Os combates entre o Exército e a insurgência nas regiões tribais, especialmente no Waziristão do Norte, aumentaram recentemente depois que os militares fizeram vários bombardeios há duas semanas que causaram a morte de uma centena de insurgentes.
As Forças Armadas iniciaram a ofensiva depois que ficou evidente que o processo de diálogo iniciado em fevereiro entre os talibãs e o governo se estagnou após vários encontros entre emissários de ambas as partes que mal tiveram resultados tangíveis.
De acordo com o Executivo, as negociações ficaram em ponto morto devido a enfrentamentos internos entre os talibãs, que provocaram dezenas de mortes em confrontos de facções rivais nos últimos meses. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.