Ataque insurgente no leste do Afeganistão deixa 33 mortos e 147 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2014 10h30

(Eleva número de vítimas e acrescenta detalhes)

Cabul, 4 set (EFE).- Um ataque contra escritórios governamentais no leste do Afeganistão nesta quinta-feira deixou 33 pessoas mortas – 10 policiais, dois civis e 21 insurgentes – e mais de 147 feridas, informaram fontes oficiais.

O ataque foi perpetrado às 5h local (20h30, em Brasília) por um grupo de 21 talibãs que detonaram dois veículos “carregados de explosivos” na cidade de Ghazni, capital da província do mesmo nome, disse o Ministério do Interior afegão em comunicado.

O governador adjunto da região, Mohammed Ahmadi, indicou à Agência Efe que os escritórios de inteligência foram atacados depois da explosão do segundo veículo, o que desencadeou uma batalha com as forças de segurança que durou três horas.

Dos feridos, 130 eram civis e 17 policiais, enquanto todos os atacantes foram mortos pelas forças de segurança afegãs.

Os alvos dos talibãs, que assumiram o ataque em mensagem escrita em uma de suas contas no Twitter, foram nesta ocasião os departamentos de Inteligência, de Forças de Resposta Rápida e de Cultura Informativa de Ghazni.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos depois que no ano passado as forças de segurança afegãs se tornaram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da Isaf, que terminará definitivamente no final de 2014.

Além disso, o país asiático se encontra ainda em pleno processo eleitoral com a apuração dos votos das eleições presidenciais após as denúncias de fraude, uma auditoria que adiou a posse do novo líder afegão.

Apesar da retirada da Otan, os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9,8 mil soldados em território afegão até final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.