Ataque jihadista na fronteira da Tunísia com Argélia deixa 4 policiais mortos

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2015 08h11

Tunísia, 18 fev (EFE).- Pelo menos quatro agentes da Guarda Nacional de Tunísia morreram na madrugada desta quarta-feira em um ataque de supostos jihadistas na região de Kasserine, na fronteira com a Argélia, informou o Ministério do Interior tunisiano.

Os policiais faziam parte de uma patrulha especial de vigilância da região, considerada um reduto de células radicais islâmicas afins ao grupo Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e ao braço norte-africano do Estado Islâmico (EI).

Os agentes morreram em um enfrentamento armado na cidade de Boulaaba, explicou o ministério.

A região de Kasserine e Mont Chaambi, uma vasta área montanhosa limítrofe com a Argélia, é zona de passagem de radicais procedentes dos países da região do Sahel que buscam se unir à jihad na Líbia, Síria e Iraque.

Desde 2012, dezenas de guardas nacionais tunisianos morreram ou ficaram feridos em combates ou em atentados e emboscadas de radicais em Mont Chaambi, cenário em julho passado do pior ataque islamita sofrido pelas forças tunisianas, que causou quinze mortos.

O ataque foi reivindicado pela célula Falamage Okba bin Nafa, considerado um dos tentáculos da AQMI ao longo da frágil fronteira entre Tunísia e Argélia.

A fragilidade da fronteira com a Argélia e Líbia é uma das principais preocupações do primeiro governo pós-transição da Tunísia, que viu o jihadismo crescer no país nos últimos anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.