Ataque no leste do Afeganistão mata 19 e fere 65

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2014 05h09

Cabul, 4 set (EFE).- Um ataque nesta quinta-feira contra os escritórios do serviço de inteligência do Afeganistão deixou 19 mortos – cinco policiais e 14 insurgentes – e 65 feridos.

Um suicida detonou os explosivos que estavam em seu veículo às 05h45 (local, 22h15 de quarta-feira em Brasília) em frente à instalação do serviço de inteligência em Ghazni, capital da província de mesmo nome, disse à Agência Efe o governador adjunto da região, Mohammed Ahmadi.

Logo depois os talibãs explodiram um segundo veículo e atacaram os escritórios de inteligência, e houve confrontos entre as forças de segurança que durou três horas.

“Pelo menos cinco policiais morreram e outras 65 pessoas, entre elas civis, ficaram feridas” e foram transferidas para um hospital próximo, afirmou Ahmadi.

Segundo ele 15 insurgentes participaram do ataque, 14 foram mortos e um escapou.

Os talibãs assumiram o ataque em mensagem publicada em uma de suas contas no Twitter.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados (IE), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

A Afeganistão atravessa uma de seus períodos mais sangrentas depois de as forças de segurança afegãs assumirem a segurança após a retirada paulatina da Isaf, que acabará definitivamente no final de 2014.

Apesar da retirada da Otan, os Estados Unidos anunciaram que manterá cerca de 9.800 soldados em território afegão até finais de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.