Ataque perpetrado desde o Iêmen mata dois militares sauditas

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 09h27

Riad, 26 (EFE).- Pelo menos um coronel e um soldado do Exército saudita morreram e outros quatro militares ficaram feridos em um ataque com disparos perpetrado na zona fronteiriça com o Iêmen, na região meridional saudita de Yazan, informou neste sábado o Ministério saudita do Interior.

O porta-voz de Interior, general Mansur al Turki, disse que as vítimas foram baleadas ontem desde a parte iemenita da fronteira, depois que uma mina explodiu durante a passagem do veículo no qual viajavam.

Este tipo de ataques são frequentes desde o início, no final de março, da ofensiva lançada pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita contra o movimento rebelde xiita dos houthis no Iêmen.

As províncias sauditas meridionais de Yazan e Nashran, na fronteira com o Iêmen, foram palco de enfrentamentos entre soldados sauditas e insurgentes, e nelas caíram projéteis lançados desde o país vizinho.

Na terça-feira, dois soldados sauditas desapareceram em território iemenita e foram, segundo fontes sauditas, capturados pelos rebeldes houthis.

Segundo um comunicado da coalizão, divulgado pela agência saudita de notícias “SPA”, “as provas indicam que estão vivos e estão retidos pelos houthis”.

Em 4 de setembro, os rebeldes houthis mataram pelo menos 60 soldados da coalizão árabe em um ataque com um míssil contra uma base na qual estavam desdobrados, na cidade de Marib, no norte do Iêmen.

Riad lidera uma operação militar no Iêmen desde março, depois que os rebeldes xiitas houthis expulsaram o governo do presidente iemenita Abdo Rabbo Mansour Hadi da cidade meridional de Áden, para onde o líder já voltou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.