Ataque separatista tuaregue deixa seis mortos em cidade do Mali
Bamaco, 5 mai (EFE).- A cidade malinesa de Tenenkou, na região de Mopti (centro do país), foi atacada na manhã desta terça-feira com armamento pesado por uma caravana do Movimento Nacional de Libertação do Azawad (MNLA), que deixou seis mortos, segundo disseram à Agência Efe fontes militares na cidade.
Cinco dos mortos são tuaregues do MNLA, que não alcançaram o objetivo de tomar o controle da cidade, e o outro é um soldado do Exército do quartel que repeliu o ataque.
Há, além disso, outro soldado gravemente ferido e outros cinco com ferimentos leves, segundo fontes médicas em Tenenkou.
O ataque aconteceu às 5h local, quando uma coluna de 20 utilitários com bandeiras do MNLA e guerreiros com turbantes (distintivo dos tuaregues) chegaram à cidade com a intenção de tomar o controle.
O quartel local das Forças Armadas fez frente e durante uma hora e meia houve uma intensa troca de tiros, até que os atacantes se deram por vencidos e abandonaram o lugar deixando cinco mortos e sete veículos destruídos, segundo as fontes militares.
Tenenkou se encontra na mesma zona que Léré e que Timbuktu, que nos passados dias foram palco de várias disputas entre os diferentes grupos tuaregues que lutam pelo controle territorial do norte e do noroeste do Mali, que os tuaregues chamam de Azawad. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.