Ataque suicida contra forças de segurança afegãs deixa 16 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 13h50
  • BlueSky

(Aumenta número de mortos e feridos).

Cabul, 3 mar (EFE).- Pelo menos 16 pessoas morreram, entre elas cinco civis, e 10 ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque suicida que tinha como alvo membros das forças de segurança na província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O atentado ocorreu por volta das 13h50 locais (5h50 de Brasília), quando um terrorista explodiu o veículo carregado de bombas em que estava no distrito de Sangin, afirmou o porta-voz da Polícia Nacional Afegão Antidistúrbios (ANCOP).

Além do terrorista, cinco civis e 10 membros das forças de seguranças afegãs morreram no atentado. A maioria dos 10 feridos são civis.

O corpo do suicida e seu veículo ficaram completamente destruídos devido à magnitude da explosão, disse para a Efe Omar Zwak, porta-voz do governador provincial.

Os atentados suicidas são, ao lado dos artefatos explosivos improvisados, os métodos mais usados pelos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática as ações deixem um elevado número de vítimas civis.

Nos últimos ataques deste tipo efetuados no país islâmico, duas crianças morreram e três pessoas ficaram feridas na sexta-feira na província de Nangarhar.

O Afeganistão viu aumentar a violência contra alvos não militares em 2014, com 3.700 civis mortos e cerca de sete mil feridos, de acordo com dados das Nações Unidas, que ultrapassam amplamente os números de anos anteriores.

A Otan encerrou em 2014 sua missão de combate no Afeganistão (Isaf), substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, que tem cerca de quatro mil soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Os Estados Unidos mantêm uma missão “antiterrorista” de combate no Afeganistão, com cerca de 11 mil soldados, que devem permanecer no país até 2016, embora Washington está repensando os termos e a duração dessa operação. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.