Ataque suicida deixa 3 mortos e 56 feridos no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2015 06h00

Islamabad, 1 set (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e outras 56 ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque suicida na entrada de um escritório governamental nas áreas tribais do noroeste do Paquistão, onde o exército realiza uma operação contra a insurgência.

Um suicida explodiu as bombas que levava quando as forças de segurança tentaram impedir seu acesso ao edifício, situado na demarcação de Jamrud, na região de Khyber, informou à Agência Efe um porta-voz da Administração local, Naik Muhammad.

O porta-voz detalhou que a explosão aconteceu quando “as pessoas estavam começando a chegar às instalações centrais resolver seus problemas pessoais”, já que o edifício “acabava de abrir” ao público.

Dois dos mortos e 15 dos feridos são membros da polícia tribal, segundo Muhammad, que acrescentou que entre os feridos há mulheres e crianças.

As áreas tribais do noroeste paquistanês abrigam um grande número de insurgentes e em dezembro do ano passado foram alvo de um ataque que comoveu a opinião internacional ao deixar 151 mortos, entre eles 125 crianças, em uma escola.

Por causa desse atentado, o governo de Nawaz Sharif intensificou suas medidas antiterroristas com a suspensão da moratória à pena de morte em vigor desde 2008, a criação de tribunais militares para casos de terrorismo e a implantação do denominado Plano de Ação Nacional (NAP, na sigla em inglês).

O ministro do Interior paquistanês, Chaudhry Nisar Ali Khan, disse na semana passada que graças ao NAP o terrorismo no país diminuiu 70% e que já não restavam redes terroristas com capacidade operacional em seu território.

O exército paquistanês tem em andamento uma operação antiterrorista em Khyber desde outubro do ano passado e outra no vizinho Waziristão do Norte desde junho de 2014, que em conjunto causaram a morte de mais de 2.700 insurgentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.