Ataque suicida deixa ao menos 16 policiais mortos no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2014 15h18

Bagdá, 9 jun (EFE).- Pelo menos 16 agentes de segurança iraquianos morreram e outros seis ficaram feridos em um ataque realizado nesta segunda-feira por um suposto suicida na cidade de Mossul, localizada a 400 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes policiais.

O autor do atentado, que dirigia um caminhão-tanque militar, aparentemente o mesmo que há vários dias caiu nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e de Levante (EIIL), atacou uma sede conjunta da polícia federal e do exército iraquiano no oeste de Mossul.

O atentado também causou grandes danos materiais ao lugar, segundo as fontes.

Também hoje morreram 25 pessoas e 140 ficaram feridas em dois ataques suicidas na cidade de Al Tuz, na província de Salah ad-Din, ao norte de Bagdá.

Um dos ataques aconteceu em frente à sede da União Patriótica do Curdistão (UPK), liderada pelo presidente iraquiano, Jalal Talabani, e o outro foi um carro-bomba dirigido por um suicida que explodiu em uma estação de transporte público.

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou ontem a autoria de um atentado similar contra um edifício da UPK na província de Diyala (leste), que deixou 17 mortos e 65 feridos.

Os atentados coincidem com uma ampla ofensiva do EIIL em várias províncias iraquianas, entre elas Al-Anbar, onde no sábado fizeram durante algumas horas centenas de reféns na universidade de Ramadi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.