Ataque suicida na capital do Curdistão iraquiano deixa 5 mortos
Bagdá, 19 nov (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas nesta quarta-feira em um ataque suicida realizado com um carro-bomba na cidade de Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano, informaram à Agência Efe fontes de segurança.
O atentado teve como alvo a sede do governo nessa cidade, que até agora tinha se mantido afastada da violência, apesar da ofensiva que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) promove nos últimos meses em áreas próximas do norte do Iraque.
O terrorista tentou entrar com um veículo carregado com explosivos no edifício, mas os guardas presentes no local dispararam e o mataram, mas, logo em seguida, o carro explodiu, segundo as fontes.
A explosão causou a morte de três dos guardas e de dois civis, além da destruição de dez veículos e destroços em edifícios próximos.
Além disso, as fontes explicaram que as forças de segurança cercaram o local por temor a outros atentados e não descartaram que aumente o número de vítimas pela gravidade do estado dos feridos.
No final de setembro do ano passado, pelo menos seis civis morreram e outras 42 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba perto das sedes dos serviços secretos curdo-iraquianos em Erbil e, logo depois, supostos terroristas tentaram entrar no edifício.
Até então, o Curdistão iraquiano tinha permanecido a salvo da violência que assola outras partes do país, já que quase não foram registrados atentados em alguma de suas três províncias.
As tropas curdas enfrentam atualmente os jihadistas do EI que estão tentando ampliar as áreas sob seu domínio no norte do Iraque e tentando evitar sua infiltração no Curdistão iraquiano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.