Ataque suicida no Afeganistão deixa 10 mortos e sete feridos

  • Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 09h50
  • BlueSky

Cabul, 8 dez (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram – um policial, quatro civis e cinco atacantes – e sete ficaram feridas em um ataque suicida nesta segunda-feira contra um quartel policial na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aconteceu por volta das 11h30 local (4h, em Brasília) contra o quartel principal do distrito de Maiwand e três feridos são policiais, disse o porta-voz do governador provincial, Samim Khpalwak.

Um dos atacantes detonou os explosivos que levava na entrada das instalações policiais para facilitar o acesso dos outro quatro, que morreram por disparos das Forças de Segurança após uma hora de enfrentamentos, precisou Khpalwak.

Um porta-voz dos talibãs, Yosuf Ahmadi, reivindicou a autoria do ataque e afirmou no Twitter que os insurgentes detonaram um carro com explosivos para facilitar a entrada dos atacantes ao quartel.

O ataque aconteceu depois que a insurgência que opera no Paquistão e Afeganistão recebeu um duro golpe neste fim de semana com a morte de dois altos comandantes da Al Qaeda e de 26 membros do principal grupo talibã paquistanês, o TTP, além da entrega pelos EUA a Islamabad de um alto comando desse grupo islamita.

O conflito no Afeganistão atravessa um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que propiciou a queda do regime talibã há 13 anos.

Embora a missão da Otan termine no final deste mês, os Estados Unidos preveem manter cerca de 10,8 mil soldados até 2024 e a Aliança Atlântica entre três mil e quatro mil militares com um novo papel a partir de 2015 de assessoria e equipamento de tropas locais, frente aos cerca de 130 mil que havia em 2012. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.