Ataque suicida no Afeganistão deixa dois mortos, entre eles um alemão

  • Por Agencia EFE
  • 11/12/2014 18h09
  • BlueSky

Cabul, 11 dez (EFE).- Duas pessoas morreram, entre elas um cidadão alemão, e pelo menos dez ficaram feridas com a explosão de uma bomba nesta quinta-feira por um atacante suicida em um instituto franco-afegão em Cabul, informou à Agência Efe uma fonte policial.

Um porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanakzai, confirmou a morte de um homem de nacionalidade alemã na explosão ocorrida durante uma apresentação teatral no centro Lycée Esteqlal, que se encontra perto do palácio presidencial.

Enquanto isso, fontes da embaixada da Alemanha na capital afegã disseram à Agência Efe que só o Ministério das Relações Exteriores deste país pode confirmar que se trata de um de seus cidadãos.

O outro falecido é o suicida, um adolescente de 16 anos, que estava entre o público em um auditório do centro educativo no qual dezenas de pessoas assistiam a apresentação, afirmou Stanakzai.

Os feridos foram transferidos a hospitais de Cabul e três deles receberam alta após atendimento, assegurou um representante do Ministério da Saúde afegão, Kanishka Turkistani.

O Instituto Francês no Afeganistão organiza habitualmente atividades neste auditório.

No final de novembro, cinco pessoas, entre elas um britânico, morreram em um atentado contra um veículo diplomático em Cabul, e no mesmo dia outro estrangeiro ficou ferido no ataque a uma ONG na capital afegã.

O conflito no país asiático se encontra em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que propiciou a queda do regime talibã há pouco mais de 13 anos.

Embora a missão da Otan, a Isaf, terminará no final deste mês, os Estados Unidos prevêem manter cerca de 10 mil soldados até 2024 e a Aliança Atlântica entre três mil e quatro mil militares com um novo papel a partir de 2015 de assessoria de tropas locais, frente aos cerca de 130 mil que havia em 2012. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.