Ataques a postos de controle no Afeganistão matam 18 soldados e 20 talibãs

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2015 11h12

Cabul, 13 abr (EFE).- Pelo menos 20 talibãs e 18 soldados afegãos morreram, oito deles decapitados, em vários ataques simultâneos contra postos de controle militar na província de Badakhshan, no nordeste do país, onde continua a troca de fogo entre ambos os grupos, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

Um grupo de cerca de 200 insurgentes atacou na sexta-feira várias estações de controle do distrito de Juram, o que suscitou enfrentamentos com forças de segurança durante cerca de cinco horas, nas quais 18 militares morreram e outros dez ficaram feridos, disse o porta-voz do governador provincial, Naweed Farootan.

“Os militantes fugiram para montanhas próximas após o ataque e ainda estão intercambiando fogo em algumas partes do distrito”, manifestou o porta-voz, que acrescentou que uma dezena de soldados permanecem desaparecidos desde sexta-feira.

O Ministério da Defesa indicou hoje em comunicado que pelo menos 20 talibãs perderam a vida no ataque e outros 17 sofreram ferimentos, enquanto situou em 33 o número de vítimas militares entre mortos, feridos e desaparecidos.

Os talibãs especificaram que 13 postos de controle foram atacados durante a emboscada, que fez parte de um exercício de preparação na campanha de primavera, quando a insurgência aproveita as favoráveis condições meteorológicas para lançar ofensivas em todo o país.

O porta-voz do grupo insurgente, Zabihullah Mujahid, assegurou à Agência Efe que as tropas afegãs sofreram 49 baixas nos enfrentamentos e elevou para 42 o número de feridos, apesar dos talibãs terem a tendência de exagerar no alcance de suas ações.

O governo iniciou uma investigação para avaliar o trabalho de vários membros das tropas afegãs durante o ataque suspensos de seu cargo por suposta negligência, manifestou à Efe um porta-voz de Defesa, Abdullah Abid.

A Otan pôs ponto final em 2014 a sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, com cerca de quatro mil soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Os Estados Unidos continuam sua missão “antiterrorista” no país islâmico com 9,8 mil soldados, que manterá no terreno até final de ano, embora Washington está reavaliando os prazos para tirar a este contingente do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.