Ataques com drones americanos no Afeganistão deixam pelo menos 11 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 04/01/2015 09h50

Cabul, 4 jan (EFE).- Pelo menos 11 insurgentes morreram em bombardeios de drones americanos nas últimas horas no Afeganistão, período no qual 35 talibãs faleceram em choques com as forças armadas e cinco soldados perderam a vida em uma explosão de uma mina, informaram neste domingo fontes oficiais

Sete membros da Rede Haqqani morreram hoje em um ataque com um avião não-tripulado na cidade de Kean, no distrito de Spera, na província de Khost, no sudeste do país, quando viajavam em um veículo, disse a agência afegã de inteligência em um comunicado.

Em outro ataque com drone realizado ontem, quatro talibãs morreram no distrito de Nijrab, na província de Kapisa, disse à Agência Efe o chefe de segurança provincial, Abdullah Talwar.

Os bombardeios ocorreram dias depois das forças da Otan e dos Estados Unidos finalizarem sua missão de combate no país e iniciarem a operação de assessoria Apoio Decidido.

Apesar disso, a Otan e os Estados Unidos informaram que as tropas internacionais continuarão oferecendo apoio aéreo às forças afegãs no terreno.

Enquanto isso, o exército afegão continuou com suas operações de “limpeza” contra os talibãs, operação na qual morreram nas últimas 48 horas 35 insurgentes em diversas províncias do país, disse à Efe o porta-voz do Ministério da Defesa, Dawlat Waziri.

A fonte não deu detalhes sobre estes enfrentamentos e acrescentou que cinco soldados morreram na explosão de uma mina.

O Afeganistão atravessa um de deus momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã há treze anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes e vítimas civis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.