Ataques da Al Qaeda no Iêmen deixam ao menos 20 rebeldes houthis mortos
Sana, 20 out (EFE).- Pelo menos 20 rebeldes xiitas do movimento iemenita dos houthis morreram nas últimas horas e vários outros ficaram feridos em dois ataques realizados pela Al Qaeda contra duas posições do grupo xiita na cidade de Radaa, no centro do Iêmen, informaram à Agência Efe fontes tribais.
O primeiro ataque foi cometido com um carro-bomba que explodiu contra um edifício no qual estavam hospedados os combatentes houthis do movimento Ansar Alá (Seguidores de Alá) em Radaa, localizada na província de Al Bayda, o que deixou 11 mortos e sete feridos, acrescentaram as fontes.
Ontem, pelo menos outros nove combatentes houthis morreram em diferentes ataques realizados pela Al Qaeda com foguetes RPG, disparos de franco-atiradores e artefatos explosivos contra vários postos de controle, bases e patrulhas dos rebeldes xiitas na periferia de Radaa.
Os houthis tomaram o controle dessa cidade há dois dias, após duros enfrentamentos com os membros da Al Qaeda, que estão baseados atualmente nas localidades de Al Manasih e Qifa, próximas a Radaa.
O movimento xiita vem enfrentando uma dura resistência nas províncias de Al Bayda e Eb, no centro do país, enquanto tenta dominar mais áreas do norte e do oeste do Iêmen, depois que tomaram o controle de partes da capital Sana, no dia 21 de setembro.
O conflito atual coincide com a expansão dos houthis por várias províncias do país, apesar de um novo primeiro-ministro de consenso, Khaled Bahah, ter sido eleito no último dia 13, conforme exigência dos rebeldes.
O movimento rebelde tomou o controle no dia 14 deste mês da estratégica cidade litorânea de Al Hudaydah e de seu porto, o segundo mais importante do Iêmen. Além disso, mantém em suas mãos partes da capital, e as províncias de Saada e Amran, no norte do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.