Ataques de insurgentes na Caxemira indiana deixam 18 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 05/12/2014 09h29

Nova Délhi, 5 dez (EFE).- Pelo menos oito soldados, três policiais e sete insurgentes morreram nesta sexta-feira em dois ataques a um acampamento militar e a um posto de Polícia na Caxemira indiana, que este mês está imersa em processo eleitoral, informaram fontes do Exército.

Os membros das forças de segurança indianas morreram durante o ataque à base militar situada na cidade de Uri, no distrito de Baramulá perto da fronteira com o Paquistão, que começou durante a madrugada passada, afirmaram fontes militares não identificadas ao canal local “NDTV”.

Segundo o Exército, um grupo numeroso de insurgentes atravessou durante a noite a fronteira procedentes do Paquistão e trocaram tiros com o acampamento, ataque no qual morreram seis islamitas.

Os três policiais mortos foram atingidos pelos disparos de insurgentes quando chegaram ao local após escutar as detonações.

Um segundo incidente aconteceu na capital de inverno da Caxemira, Srinagar, situada a cem quilômetros de Uri e onde o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, deve fazer um discurso na próxima segunda-feira.

Os insurgentes atacaram um posto de controle da Polícia, o que desencadeou um tiroteio no qual morreu um dos agressores.

A Caxemira indiana, de maioria muçulmana, é o principal ponto de confrontos entre Índia e Paquistão desde a criação de ambas as nações em 1947 e por ela os dois países travaram duas guerras e vários conflitos menores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.