Ataques deixam 15 mortos em várias províncias do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2014 16h28

Bagdá, 27 jan (EFE).- Pelo menos quinze pessoas morreram nesta segunda-feira em vários ataques ocorridos em províncias do Iraque, a maior parte em Al-Anbar, cenário de enfrentamentos nas últimas semanas entre o exército e milicianos sunitas.

Uma fonte de segurança disse à Agência Efe que três soldados morreram e nove pessoas ficaram feridas depois que dois suicidas detonaram carros-bomba em frente a uma sede do exército iraquiano na cidade de Al Sakalauia, a vinte quilômetros ao norte de Faluja, a segunda maior cidade de Al-Anbar. O ataque causou além disso grandes danos materiais em equipamento militares.

Além disso, uma fonte médica do hospital público de Faluja disse à Efe que cinco civis morreram e quarenta ficaram feridos em um bombardeio com artilharia do exército sobre o sul e o leste de Faluja.

As cidades da província de Al-Anbar, sobretudo Ramadi e Faluja, estão registrando enfrentamentos e ataques entre as forças de segurança iraquianas, apoiadas por grupos tribais armados, e membros do Estado Islâmico do Iraque e de Levante, ligado à Al Qaeda.

Os choques deixaram dezenas de mortos e feridos, enquanto 140 mil pessoas fugiram da província por medo da violência, segundo as Nações Unidas.

Em outro episódio, homens armados atacaram um posto de controle conjunto do exército e do Conselho de Salvação (milícias sunitas pró-governo) na zona de Al Yalam, ao leste de Samarra, a 120 quilômetros ao norte de Bagdá.

Na ação morreram dois soldados e um dos membros do Conselho de Salvação, além de três agressores.

A fonte de segurança acrescentou que desconhecidos assassinaram Harun Al Mazrui, professor de História na Universidade de Tikrit (ao norte de Bagdá), quando este se dirigia para sua casa na cidade de Yazreb. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.