Ataques do exército e da coalizão matam 74 jihadistas no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2015 18h24

(atualiza número de jihadistas mortos e acrescenta soldados)

Bagdá, 19 jun (EFE).- Pelo menos 74 jihadistas morreram nesta sexta-feira em bombardeios realizados contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em diferentes pontos do Iraque, segundo informaram fontes dos serviços segurança e do governo iraquiano.

Apoiadas por aviões de combate, as tropas iraquianas mataram 25 jihadistas na região de Al Tarmiya, situada 50 quilômetros ao norte de Bagdá, conforme informou o Ministério da Defesa em comunicado.

Além disso, o exército matou dez membros do EI, entre eles dois franco-atiradores, e apreendeu um grande arsenal de armas na região de Al Karma, situada a 40 quilômetros ao oeste de Bagdá.

De acordo com fontes do governo, as forças armadas também causaram a morte de três combatentes radicais na cidade de Al Hasiba al Sharquiya, ao leste de Ramadi, capital provincial de Al-Anbar, situada cem quilômetros ao oeste de Bagdá e atualmente sob controle do EI.

Outros três jihadistas perderam a vida em um bombardeio aéreo realizado pelas forças do governo nos arredores do campo de petróleo de Alas, situado ao norte de Tikrit, 180 quilômetros ao norte da capital.

O Ministério do Interior iraquiano informou em comunicado que 19 jihadistas morreram e quatro ficaram feridos em uma operação “preventiva” contra um esconderijo do EI na região de It, situada 190 quilômetros ao oeste de Bagdá.

Outros quatro jihadistas morreram em uma operação de segurança na região de Alay, ao oeste de Samarra, informaram fontes dos serviços de segurança à Agência Efe.

Pelo menos dez integrantes do EI morreram em um bombardeio da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o bairro de Bashiqa, na cidade de Mossul, que está sob domínio do EI há um ano.

A coalizão efetuou outro ataque contra um comboio do grupo jihadista em Mossul, causando um número indeterminado de mortos e feridos, segundo as mesmas fontes.

Um grupo de homens armados e não identificados assassinou a tiros um dirigente local do EI em Mossul, conhecido como Rami al Hadidi, informaram as fontes. Grupos armados, como as chamadas Brigadas para a Libertação de Mossul, realizam este tipo de ataques contra os jihadistas nessa cidade, principal reduto do EI no Iraque.

Por outro lado, três soldados do exército iraquiano morreram ao serem atingidos por uma bomba na região de Al Ayaquil, ao sul da cidade de Faluya, 50 quilômetros ao oeste de Bagdá.

Dois soldados iraquianos morreram e seis ficaram feridos em um bombardeio similar realizado pelo EI contra o quartel de Tareq, ao oeste de Faluya. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.