Ataques e confrontos deixam 76 mortos e 45 feridos no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 02/07/2015 15h47

Bagdá, 2 jul (EFE).- Pelo menos 76 pessoas morreram e 45 ficaram feridas nesta quinta-feira em ataques e confrontos entre as forças iraquianas, apoiadas pela aviação da coalizão internacional, e membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informaram à Agência Efe fontes de segurança.

Um responsável policial da província de Saladino, ao norte de Bagdá, explicou que sete soldados e milicianos xiitas ligados ao governo iraquiano morreram e dez sofreram ferimentos em um ataque com carro-bomba na área de Al Fatha, 40 quilômetros ao norte de Tikrit, capital provincial.

A fonte acrescentou que os choques continuaram durante todo o dia de hoje entre o exército, apoiado pela milícia xiita Multidão Popular, e os combatentes do EI no subúrbio norte e nordeste da cidade de Biji, 30 quilômetros ao norte de Tikrit.

Segundo a fonte, as forças governamentais controlam atualmente a maioria dos bairros dessa cidade e se dirigem à refinaria estratégica de Biji, situada ao norte do munícipio.

O responsável policial explicou também que o exército iraquiano atacou hoje posições dos jihadistas na área de Alain, ao oeste de Samarra, 40 quilômetros ao sul de Tikrit, e matou 17 deles.

Por outra parte, uma fonte de segurança na província de Al-Anbar, ao oeste de Bagdá, afirmou que as forças da ordem, apoiadas pelas milícias xiitas, repeliram um ataque dos jihadistas contra um quartel militar perto da cidade de Al Carma, 35 quilômetros ao oeste de Ramadi, a capital provincial.

Nessa operação morreram 25 jihadistas e dois soldados, enquanto outros 20 membros do EI e três militares ficaram feridos.

Essa fonte acrescentou que seis soldados iraquianos morreram em enfrentamentos com os radicais na cidade de Al Maamara, ao sudeste de Faluja, 45 quilômetros ao oeste de Bagdá, sem que se conheçam as baixas nas fileiras dos jihadistas.

Não longe dali, quatro civis morreram e cinco ficaram feridos em um bombardeio com tanques contra a área de Al Buhatem, ao oeste de Faluja.

Além disso, a fonte declarou que 11 soldados morreram em um ataque dos jihadistas contra um quartel militar na cidade de Al Busadra, na região de Al Carma.

Por fim, outros quatro soldados morreram e sete ficaram feridos em um bombardeio lançado pelos combatentes do EI contra um hospital onde têm sua base várias unidades do exército iraquiano ao oeste de Faluja. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.