Ataques no litoral do Quênia deixam pelo menos 12 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 07h16

Nairóbi, 6 jul (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram na madrugada deste domingo no litoral do Quênia em dois ataques armados realizados por pistoleiros, informou o jornal local “Daily Nation”.

Em um dos ataques, ocorrido no condado de Tana Delta, homens armados entraram em uma delegacia de Polícia, mataram nove pessoas, entre eles um agente, e libertaram um suposto terrorista detido pela morte de dezenas de pessoas em outro ataque no litoral, reivindicado pela milícia somali Al Shabab.

O segundo incidente aconteceu no condado de Lamu, onde os pistoleiros mataram pelo menos três pessoas e feriram outras duas, que estão sendo tratadas em um hospital da região.

Este ataque, confirmado pelas autoridades locais, aconteceu em plena visita à zona litorânea do vice-presidente queniano, William Ruto.

A Cruz Vermelha confirmou ambos os incidentes, e informa através de sua conta no “Twitter” dos trabalhos de resgate dos corpos e de salvamento.

Vários ataques similares provocaram nas últimas semanas mais de 60 mortos no litoral do Quênia.

A milícia somali justificou estes dois ataques no Quênia como uma vingança pelo assassinato de vários clérigos muçulmanos no país e pela presença de tropas quenianas na vizinha Somália.

Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, controla amplas regiões do centro e do sul da Somália, onde o frágil governo somali ainda não está em condições de impor sua autoridade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.