Ataques sucessivos deixam 8 mortos e 20 feridos no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 07h03

Cabul, 20 mar (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram – dois policiais, um civil e cinco terroristas – e outras 20 ficaram feridas nesta quinta-feira em uma sequência de ataques suicidas contra uma delegacia da cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

O ataque começou durante o amanhecer quando uma pessoa detonou as bombas que levava em seu veículo em frente à delegacia de polícia. A explosão foi seguida por uma segunda, além de disparos contra a delegacia da capital da província de Ningarhar, disse à Agência Efe o porta-voz do governador local, Ahmad Zia Abdulzai.

O porta-voz informou sobre a morte dos cinco terroristas, enquanto o Ministério do Interior confirmou a morte de dois policiais e de um civil em comunicado divulgado pela agência local “PTI”.

O enfrentamento entre as forças de segurança e os talibãs durou várias horas.

Os atentados suicidas são, junto com os artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, mas que na prática causam um alto número de vítimas civis.

Na última terça-feira, 15 civis morreram em um atentado suicida em um mercado na cidade de Meymaneh, no norte do país.

O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos EUA, que propiciou a queda do regime talibã há 12 anos.

O país asiático realizará eleições presidenciais no próximo dia 5 de abril.

Este ano é o último com a presença de tropas da Otan no Afeganistão, de acordo com um calendário de retirada gradual que será concluído em dezembro, quando as forças locais assumirão a segurança em todo o território afegão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.