Atentado a bomba no sul da Tailândia mata 2 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 03h02
  • BlueSky

Bangcoc, 13 ago (EFE).- A explosão de uma bomba de fabricação caseira na província de Yala, no sul da Tailândia, matou duas pessoas e deixou uma gravemente ferida, em um ataque que teria sido realizado por separatistas muçulmanos, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

O incidente aconteceu na tarde de terça, quando membros das forças de segurança patrulhavam a vizinhança de um colégio de Kato, publicou o “Bangcoc Post”.

A bomba, fabricada em um cilindro de gás e escondida embaixo de uma árvore nas proximidades de um canal, foi detonada a distância na passagem da patrulha.

Pelo menos seis mil pessoas já morreram pela violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que o movimento separatista islâmico endureceu sua atividade em janeiro de 2004.

Os atentados com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar do envio de 40 mil integrantes das forças de segurança e a vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação imposta pela maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado por Tailândia há um século. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.