Atentado com caminhão-bomba deixa 7 mortos e 41 feridos no Afeganistão
Cabul, 18 mar (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram e outras 41 ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado suicida com caminhão-bomba realizado por talibãs contra os escritórios do governador da província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão.
O ataque aconteceu às 10h50 (horário local, 3h20 de Brasília), na cidade de Lashkarga, capital de Helmand, quando o suicida jogou o veículo contra o edifício oficial, segundo informou o vice-governador provincial Mohammed Khan Rasoulyar.
“Pelo menos sete pessoas morreram e 41 ficaram feridas, entre elas civis e trabalhadores do governo”, disse Rasoulyar.
A potência da explosão destroçou os vidros das janelas e as portas de edifícios governamentais próximos.
Os talibãs assumiram a responsabilidade do ataque, assegurando que tinham provocado mais vítimas do que as reconhecidas pelas autoridades.
“Um mártir atacou inimigos em Lashkargah e produziu severas baixas”, indicou o porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, em sua conta no Twitter.
Os talibãs aumentaram nas últimas semanas os ataques suicidas na província de Helmand, ao mesmo tempo em que as forças de segurança afegãs lançaram uma operação para “limpar” as áreas inseguras da região.
As forças de segurança intensificaram sua ofensiva em todo o país perante a iminente chegada da primavera, estação na qual aumentam os ataques insurgentes, especialmente nas áreas pouco acessíveis durante a época de frio e neve. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.