Atentado com carro-bomba no norte do Iêmen mata 12 rebeldes
Sana, 23 mai (EFE).- Pelo menos doze militantes do movimento rebelde xiita dos houthis morreram nesta sexta-feira em um atentado com carro- bomba na província de Al Yauf, no norte do Iêmen.
O ataque aconteceu em um posto de controle nas mãos dos rebeldes na região de Al Guil, fronteira com a Arábia Saudita.
Vários homens armados ficaram feridos na explosão, segundo as fontes tribais com quem a Agência Efe conversou, e acrescentaram que os rebeldes cercaram a área e evitaram que a população local se aproximasse dali.
Por enquanto nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, mas fontes de segurança contaram que este tipo de ataque costuma ser de milicianos sunitas ligados à organização da Al Qaeda na península Arábica.
Na terça-feira seis soldados iemenitas, cinco milicianos sunitas e sete xiitas morreram em um duplo ataque lançado pelos rebeldes xiitas na província de Amran, após dias de tensão entre os grupos.
Nos últimos meses incidentes semelhantes têm se tornado comum no centro e no norte do Iêmen entre milicianos tribais sunitas e rebeldes xiitas, porque este movimento procura ampliar as áreas de controle.
Os houthis pegaram em armas em 2004, dirigidos por Hussein al Huti (pai do atual líder), e desde 2010 controlam a província de Saada, no norte do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.