Atentado contra base dos houthis no Iêmen 4 quatro membros do grupo rebelde

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 14h51

Sana, 3 mar (EFE).- Pelo menos quatro membros do grupo rebelde dos houthis morreram nesta terça-feira e outros nove ficaram feridos em um atentado contra uma de suas bases na cidade de Al Baida, no centro do Iêmen, informou à Agência Efe uma fonte deste agrupamento xiita.

A principal filial da Al Qaeda no Iêmen, o grupo Ansar al Sharia (Seguidores da Lei Islâmica), reivindicou o atentado em comunicado publicado em seu site e aumentou os mortos e feridos a “dezenas”.

A organização terrorista detalhou que perpetrou o ataque mediante a detonação de um carro-bomba e a invasão de “mujahedins” (guerreiros santos) em um estádio esportivo, que os houthis usam como seu principal base na cidade.

A fonte houthi indicou que entre os feridos há cinco em situação grave.

Uma fonte da segurança iemenita disse à Agência Efe que o veículo utilizado pelos terroristas era conduzido por um suicida e que a base houthi está dentro da sede do time local Shabab al Baida.

O ataque foi realizado por membros do grupo terrorista por volta das 17h local (12h, em Brasília), contra o edifício onde se concentram os houthis dentro do estádio, que é considerado o maior reduto dos rebeldes xiitas nesta cidade.

O grupo atacante se retirou com todos seus membros a salvo, segundo a nota publicada por Ansar al Sharia.

O Iêmen atravessa uma complicada crise após a tomada do poder, no começo de fevereiro, por parte dos houthis, que nos últimos meses tomaram o controle de seis províncias, entre elas Sana.

A situação se agravou depois que o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, fugiu para cidade meridional de Aden, renunciou ao posto de líder e posteriormente teve a renúncia revogada.

Neste clima de crescente instabilidade, os houthis tomaram o controle nos últimos meses de sete províncias do país, inclusive a capital, e recentemente se viram imersos em enfrentamentos contra grupos tribais sunitas e milicianos da Al Qaeda.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.