Atentado contra delegação turca deixa 4 mortos na Somália

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 12h29

Mogadíscio, 22 jan (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram e três ficaram feridas em um atentado com carro-bomba no hotel SYL, em Mogadíscio, onde está alojada uma delegação encarregada de preparar a visita à Somália do presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, informaram fontes das forças de segurança.

O atentado foi assumido pelo porta-voz militar do grupo Al Shabab, Abu Musab. O hotel costuma hospedar todas as delegações estrangeiras que visitam Mogadíscio.

Apesar do ataque, o presidente da Turquia deve chegar amanhã em Mogadíscio para realizar uma reunião bilateral com o presidente somaliano, Hassan Sheikh Mohamud, na qual revisarão o progresso dos programas de cooperação turcos.

A Turquia é um dos principais aliados da Somália e nos últimos anos enviou várias ajudas humanitárias e financiou a construção de hospitais e outras infraestruturas no país africano.

Quando era primeiro-ministro, Erdogan visitou Mogadíscio com sua família durante a crise de fome de 2011, e se tornou o primeiro líder não africano a viajar para a Somália em mais 20 anos.

Mogadíscio se encontra em estado de alerta há meses pelos contínuos atentados da Al Shabab, que costuma colocar artefatos explosivos improvisados ou lançar ataques com carro-bomba contra comboios do governo somali ou das Nações Unidas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.