Atentado contra milicianos xiitas no Iêmen deixa dezenas de vítimas

  • Por Agencia EFE
  • 12/11/2014 07h59

Sana, 12 nov (EFE).- Dezenas de membros do movimento xiita dos houthis morreram ou ficaram feridos nesta quarta-feira após a explosão de um carro-bomba nas proximidades da cidade de Rada, no Iêmen, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os houthis combatem os jihadistas da Al Qaeda há quase um mês na região. O ataque ocorreu próximo a um imóvel utilizado pelos houthis como centro de reuniões em Al Qahra, localidade sob jurisdição de Rada.

Al Qahra se encontra no distrito de Queifah, considerado um reduto da Al Qaeda, que conta com ampla presença na área e em 2012 chegou a instaurar de forma temporária um “emirado islâmico” em Rada.

Os milicianos houthis tomaram o controle da cidade em 18 de outubro, mas enfrentam uma dura resistência por parte da Al Qaeda e de algumas tribos sunitas, que os consideram infiéis.

Ontem, um atentado perto de Rada com explosivos contra um veículo do movimento xiita, também conhecido como “Ansar Alá” (Seguidores de Deus), causou a morte de pelo menos seis milicianos.

Os houthis, que dominam desde 2010 a província de Saada, expandiram sua influência nos últimos meses para outras regiões e desde meados de setembro também chegaram a zonas estratégicas e edifícios governamentais da capital iemenita, Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.