Atentado contra santuário deixa 41 feridos em Islamabad

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 19h25

Islamabad, 20 jun (EFE).- Pelo menos 41 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado contra um santuário sufista da capital do Paquistão, onde estavam reunidos milhares de peregrinos para uma festividade religiosa.

O atentado foi realizado com uma bomba ativada por controle remoto pouco antes da meia-noite no santuário de Pir Chan Sha, nos arredores de Islamabad, que reunia ontem à noite pelo menos cinco mil fiéis, segundo o agente da polícia local, Mohammed Akram.

A fonte situou o número de feridos em 41, mas meios de comunicação locais elevaram esse número para mais de 50.

Uma fonte da administração local citada pelo jornal local “Dawn” assegurou que a explosão provocou 53 feridos, e que vários deles estão em estado crítico.

De acordo com o jornal, as vítimas da explosão foram transferidas a dois hospitais da capital.

A polícia declarou à Agência Efe que a segurança se elevou ao máximo na capital, onde as autoridades já estreitaram nesta semana os controles por temor a represálias após o início de uma ofensiva militar contra os jihadistas no cinturão tribal do país.

Islamabad foi nos últimos anos uma cidade relativamente segura apesar da violência reinante no país, mas em 2014 já houve pelo menos quatro atentados na capital, o mais grave deles ocorrido há quatro meses em um julgamento e que custou a vida de 11 pessoas.

As principais cidades do Paquistão estão em alerta há uma semana após o início de uma ofensiva do exército contra os talibãs e redes jihadistas na região tribal do Waziristão do Norte.

Até agora, e segundo a versão oficial, a operação militar custou a vida de pelo menos 230 insurgentes e provocou o êxodo de mais de 100 mil habitantes da região que fugiram da zona dos combates. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.