Atentado do EI contra fábrica de gás deixa 8 mortos e 15 feridos na Síria
Beirute, 29 dez (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira e outras 15 ficaram feridas em um atentado suicida cometido pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) contra a fábrica de gás de Al Furqlus, na província central síria de Homs, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Quatro dos mortos eram guardas da instalação, a identidade dos outros mortos ainda é desconhecida. O ataque ocorreu diante de um posto de controle nas imediações da fábrica.
O EI revelou em uma página da internet, frequentemente usada pelos islamitas, que o ataque suicida foi causado por um de seus combatentes, identificado como Abu Ali al Magrebi, sem dar mais detalhes.
Uma fonte do Ministério do Petróleo e Recursos Minerais informou à agência de notícias oficial síria “Sana” que houve uma “tentativa terrorista” de atacar a fábrica de gás na zona de Al Furqlus, mas que foi repelida pelos guardas.
A fonte disse que, ao amanhecer, “dois terroristas” explodiram um carro-bomba na frente da entrada da fábrica, o que provocou um confronto com os guardas, no qual resultaram vítimas. A fonte ressaltou que as instalações não sofreram danos e que continuam funcionando.
Al Furqlus fica perto da estrada que une a cidade de Homs, capital da província homônima, com a cidade de Palmira.
Esta não é a primeira vez que o EI ataca instalações de gás em Homs, já que em novembro e em julho tentou tomar o controle da jazida de gás de Al Shaer, mas foi repelido pelas tropas governamentais.
A renda que o Estado Islâmico obtém com a venda de gás e petróleo nas áreas que controla em seu autoproclamado califado no Iraque e Síria são uma das principais fontes de financiamento do grupo jihadista. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.