Atentado em mesquita na Nigéria deixa pelo menos 3 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2015 10h09

Nairóbi, 14 jan (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um atentado suicida, supostamente cometido por uma mulher, perto de uma mesquita no nordeste da Nigéria, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

O ataque aconteceu durante a oração muçulmana da noite de terça-feira, quando uma mulher se imolou e detonou explosivos que carregava junto ao corpo perto de uma mesquita da cidade de Kasuwan Mata, no estado de Gombe, segundo a agência de notícias “NAN”.

Um morador da cidade explicou ao jornal local “Premium Times” que a explosão ocorreu a cerca de cem metros de um escritório utilizado pelos militares na região.

Embora as atividades de Boko Haram sejam mais intensas nos estados de Borno, Adamawa e Yobe, no norte, o estado de Gombe foi alvo de vários atentados nos últimos meses.

O último deles ocorreu no Ano Novo, quando um suicida se ateou fogo perante de uma igreja evangélica repleta fiéis na cidade de Tudun Wada.

O atentado de ontem ocorreu a apenas um mês das eleições presidenciais na Nigéria, nas quais o atual presidente Goodluck Jonathan busca a reeleição.

Em plena campanha eleitoral, o país está sofrendo uma onda de atentados cometidos pelo grupo terrorista Boko Haram, cujo nome em língua local significa “a educação não islâmica é pecado”.

No fim de semana passado, vários atentados suicidas perpetrados por mulheres deixaram trinta de mortos e vários feridos no norte do país.

Os ataques de Boko Haram, que luta para instaurar um estado islâmico na Nigéria, provocaram o deslocamento de um milhão e meio de nigerianos e a morte de três mil pessoas neste ano, segundo números do governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.