Atentado suicida contra missão da UE deixa 4 mortos em Cabul

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2015 10h44

Cabul, 17 mai (EFE).- Quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas neste domingo em um atentado suicida contra um comboio da missão policial da União Europeia (UE) no Afeganistão (EUPOL) nos arredores do Aeroporto Internacional de Cabul, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Um agressor suicida detonou um veículo carregado de explosivos contra o comboio da UE no distrito policial número 15 da capital afegã, próximo a um edifício militar da Otan e ao aeroporto da cidade, disse o chefe de Emergências do Ministério do Interior, Homayoon Ain.

A EUPOL confirmou a morte de um membro das forças de segurança no atentado e informou que dois integrantes da missão policial que estavam no mesmo veículo sofreram ferimentos leves.

“Um membro das forças de segurança para a EUPOL no Afeganistão, um oficial de segurança dedicado e altamente profissional, perdeu a vida protegendo membros da missão da EUPOL”, disse a chefe da delegação, Pia Stjernvall, em comunicado.

Uma fonte da Embaixada britânica em Cabul que preferiu manter o anonimato informou à Efe sobre a morte de um cidadão britânico, que trabalhava para a EUPOL, mas que não fazia parte da equipe.

“Nossos consulados estão preparados para oferecer ajuda à família da vítima”, declarou a fonte, sem querer informar mais detalhes.

Entre os mortos também há duas mulheres e o agressor, informou pelo Twitter um porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sediqqi, que acrescentou que três crianças e oito mulheres ficaram feridas.

Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque, realizado contra dois veículos que estavam sendo vigiados pela inteligência, segundo afirmou o porta-voz do grupo insurgente Zabihullah Mujahid em sua conta no Twitter.

Mujahid disse que sete soldados das tropas internacionais morreram na explosão, apesar de os talibãs terem o costume de exagerar na dimensão de seus atentados.

De acordo com o grupo insurgente, este foi o quinto ataque contra as forças de segurança na capital afegã desde o início da ofensiva talibã de primavera, no dia 24 de abril. No último, 15 pessoas morreram na quinta-feira em uma casa de hóspedes dominada por um insurgente armado, incluindo quatro indianos, um americano, um italiano e vários afegãos.

A formação insurgente anunciou na quarta-feira represálias contra as tropas internacionais pela decisão da Otan de estender sua presença no Afeganistão além de 2016 e insiste na saída das forças estrangeiras como condição para começar negociações de paz no país.

A Otan encerrou em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída desde janeiro por cerca de quatro mil soldados em tarefas de assistência e capacitação das forças de segurança afegãs.

Os Estados Unidos mantêm sua missão de combate “antiterrorista” no Afeganistão com cerca de 11 mil soldados, que devem permanecer no país até 2016, mas Washington ainda pensa nos termos e na duração dessa operação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.