Atentado suicida contra ONU no norte do Mali deixa 3 mortos e 16 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 15/04/2015 19h51

(Atualiza o número de feridos fornecido pela Minusma).

Bamaco, 15 abr (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e 16 ficaram feridas, duas em estado grave, em um atentado suicida contra um acampamento da Missão da ONU no Mali (Minusma) em Ansongo, região de Gao, no leste do país, perto da fronteira com Níger.

Segundo um comunicado da Minusma, os mortos são três civis, enquanto nove dos 16 feridos são boinas azuis nigerinos e os outros sete são civis.

O comunicado detalhou que o suicida tentava entrar na base da Minusma, enquanto outras fontes policiais asseguraram que o veículo adentrou no local após passar por uma barreira e mais tarde se chocou contra uma bomba de gasolina dentro da base.

Embora ainda não tenha havido uma reivindicação do ataque, os atentados suicidas no Mali costumam ser cometidos por grupos jihadistas como a Al Qaeda ou similares, que escolhem como alvos as forças governamentais ou as da ONU.

Este atentado ocorre em um momento no qual é possível que ocorra a assinatura em Argel de um acordo de paz entre os diferentes grupos armados no norte do Mali, embora os grupos independentistas e federalistas tenham colocado impedimentos até o último minuto e a assinatura do pacto ainda esteja no ar.

O chefe da Minusma, Mongi Hamdi, condenou o ataque “covarde e odioso”, e acrescentou que “não nos dissuadirá de nossa missão de restaurar a paz e a segurança no Mali”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.