Atentado suicida deixa pelo menos 7 mortos no nordeste da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2015 13h29

Nairóbi, 1 fev (EFE) .- Um atentado suicida contra a casa de um político matou pelo menos sete pessoas e deixou outras 28 feridas na cidade de Potiskum, no estado de Yobe, no noroeste da Nigéria, informaram à Agência Efe fontes dos serviços de emergência do país.

Pouco depois de meio-dia, um homem se aproximou da residência de Sabo Garbu, um dos candidatos do Partido Democrático Popular nas eleições legislativas deste ano, e detonou o explosivo em meio a simpatizantes do político.

Apesar de nenhum grupo ter reivindicado oficialmente a autoria do ataque, a suspeita é de que o atentado seja obra dos extremistas do Boko Haram, que nos últimos meses organizaram atos semelhantes em vários locais de Potiksum.

No dia 18 deste mês, cinco pessoas morreram em outro atentado suicida contra um terminal de ônibus. Sete dias antes, outras sete pessoas não resistiram aos ferimentos após um ataque contra um mercado popular da cidade.

No entanto, o atentado mais sangrento em Potiksum ocorreu em 10 de novembro de 2014, quando um terrorista suicida invadiu uma escola secundária e matou 48 estudantes.

A campanha de terror do Boko Haram para estabelecer um califado islâmico no nordeste da Nigéria já fez milhares de vítimas desde meados de 2013.

A crueldade dos ataques e as sucessivas ofensivas do grupo obrigaram os países da região, liderados pelo Chade, a organizar uma resposta militar coordenada para acabar com os insurgentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.