Atentado suicida em Cabul deixa 3 militares afegãos mortos

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 02h58

Nova Délhi, 2 out (EFE).- Pelo menos três soldados morreram e oito ficaram feridos nesta quinta-feira em um ataque suicida contra um veículo militar em Cabul, capital do Afeganistão, informou uma fonte oficial.

O ataque ocorreu às 6h40 (locais) no distrito de Darul Aman, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, o general Zahir Azimi, segundo a agência afegã “AIP”.

Os talibãs assumiram a responsabilidade pelo ataque. “Um mártir detonou seu colete com bombas dentro de um ônibus militar em Cabul”, afirmou um porta-voz dos insurgentes no Twitter.

Este é o terceiro ataque suicida ocorrido na capital desde a posse do novo presidente do Afeganistão, Ashraf Gani, na segunda-feira, e a assinatura do Acordo de Segurança entre o país asiático e os Estados Unidos, na terça-feira.

O pacto prevê a presença no país de 9.800 soldados americanos até o final de 2015, número que se reduzirá progressivamente até o mínimo necessário para operações de segurança e trabalhos diplomáticas até 2016.

Sete soldados afegãos morreram e 15 ficaram feridos ontem em um atentado suicida contra veículos militares em Cabul. Na quarta-feira, um ataque similar não causou vítimas nos arredores da capital.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, o que na prática acaba deixando muitas vítimas civis.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos pós no ano passado as forças locais assumirem a responsabilidade pela segurança do país depois da retirada paulatina da Isaf (Força Internacional de Assistência para Segurança), que se encerrará definitivamente no final de 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.