Atentado suicida mata 4 soldados no norte do Mali
Bamaco, 11 jun (EFE).- Pelo menos quatro soldados do Chade morreram nesta quarta-feira e vários ficaram feridos em um atentado suicida ocorrido na cidade de Aguelhok, na província de Kidal, no Mali, informou à Agência Efe uma fonte militar.
A fonte acrescentou que o ataque foi lançado contra o quartel que a missão de paz das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) mantém na cidade.
Neste motim se encontram bloqueados mais de 200 soldados desde os enfrentamentos que explodiram na capital de Kidal entre o exército e grupos armados rebeldes no último dia 17 de maio.
Segundo a fonte, os soldados malineses refugiados no quartel da MINUSMA, controlado por boinas azuis do Chade, não contam com armamento.
Coincidindo com a visita do primeiro-ministro malinês, Moussa Mara, à cidade de Kidal, principal reduto dos rebeldes tuaregue, explodiram confrontos que se prolongaram três dias e nos quais os milicianos se impuseram às forças regulares.
Como consequência dos choques, que concluíram graças à mediação imediata da MINUSMA e da União Africana, as forças insurgentes tomaram o controle de Kidal e outros povoados da região, perante a impotência dos militares malineses, muitos dos quais buscaram refúgio nos quartéis dos boinas azuis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.