Atentado suicida na Nigéria deixa 10 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 13h07

Lagos, 15 jun (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta segunda-feira em um atentado suicida realizado contra um grupo de autodefesa da cidade de Potiskum, capital do estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, informou o jornal “Premium Times”.

“O terrorista queria atacar membros da associação de caçadores, que ajudaram na luta contra o Boko Haram na cidade”, explicou um morador à publicação.

Segundo testemunhas, os milicianos se deram conta das intenções do suposto suicida e, ao tentar capturá-lo, o homem detonou o cinto com explosivo que usava escondido na roupa.

Somente neste ano, pelo menos 43 pessoas morreram em Potiskum em seis atentados, apesar de a maioria deles terem acontecido entre janeiro e fevereiro, antes das eleições de março. Nas últimas duas semanas, e coincidindo com a posse de Muhammadu Buhari como presidente, o grupo jihadista Boko Haram voltou a cometer atentados e matou mais de 160 pessoas em diversos ataques suicidas no estado de Borno.

Recentemente, o governo nigeriano anunciou que começou os preparativos para levar o Centro de Comando de Operações a Maiduguri, a capital do estado nordeste de Borno, um dos mais afetados pela violência do grupo islamita, para melhorar a resposta do exército.

Desde 14 de fevereiro, uma força conjunta liderada pela Nigéria e pelo Chade conseguiu expulsar o Boko Haram de mais de 60 localidades que controlava na tentativa de estabelecer um califado islâmico no nordeste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.