Atentado suicida talibã perto de Cabul deixa cinco mortos e 41 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 11h00

Cabul, 16 set (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram -dois civis, dois policiais e o atacante- e outras 41 ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado suicida dos talibãs com carro-bomba em um complexo administrativo do governo afegão perto de Cabul.

O ataque ocorreu no distrito de Paghman, cerca de 30 quilômetros da capital afegã, quando um insurgente colidiu o carro repleto de explosivos contra a porta principal do complexo, informou à Agência Efe o porta-voz da Polícia de Cabul, Ebadula Karimi.

Entre os feridos pela “potente explosão”, que destruiu parte do edifício, há sete mulheres e quatro crianças, que foram levados ao hospital mais próximo, acrescentou o porta-voz.

Além disso, entre os mortos está o chefe do Departamento de Investigação Criminal (CID) da polícia de Paghaman, garantiu o chefe do CID de Cabul, Faraidon Obaidi.

O porta-voz dos talibãs, Zabihulah Mujahid, confirmou à Efe a autoria do atentado e disse que morreram “dez membros das forças de segurança” afegãs, embora os insurgentes costumem dar informações não confirmadas sobre o alcance de suas ações.

O ataque aconteceu horas depois do anúncio de que a família do mulá Omar tinha prometido lealdade ao novo chefe talibã, o mulá Mansur, pondo assim fim à disputa sucessória na cúpula insurgente que ainda gera tensões internas.

A Otan terminou em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro pela operação “Apoio Decidido” com cerca de 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação.

Os Estados Unidos mantêm desdobrados 9.800 militares até o final de ano como parte de sua missão “antiterrorista” no Afeganistão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.