Atentados com carro-bomba deixam 10 mortos na capital iraquiana

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2014 10h26

Bagdá, 10 set (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas nesta quarta-feira em dois atentados com carro-bomba em um bairro de maioria xiita do sudeste de Bagdá, ação que coincide com a visita do secretário de Estado americano, John Kerry.

Uma fonte do Ministério do Interior do Iraque, consultada pela Agência Efe, não descartou a possibilidade de um aumento do número de vítimas, tendo em vista que muitos feridos se encontram em estado grave.

O primeiro veículo explodiu em frente a um restaurante popular no bairro de Novo Bagdá, enquanto o segundo, que era conduzido por um suicida, teve como alvo um posto de segurança na mesma região.

O bairro de Novo Bagdá foi palco de vários atentados no final do último mês, um deles contra um cinema e outro contra uma mesquita xiita, no qual dezenas de fiéis morreram.

Esta dupla explosão registrada hoje ocorreu poucas horas depois da chegada de Kerry a Bagdá, em uma visita não anunciada na agenda de sua viagem pela região.

O secretário de Estado americano se reuniu hoje com o novo chefe de governo iraquiano, Haidar al Abadi, eleito para intensificar a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e para buscar unidade entre os iraquianos.

Antes de deixar o país, Kerry também deverá se reunir com o chefe do Estado iraquiano, Fouad Massoum, o ministro das Relações Exteriores, Ibrahim al-Jaafari, e o presidente do parlamento, Salim al Jabouri.

Kerry procura construir uma coalizão mundial para lutar contra o EI e, para isso, tenta obter apoios entre os países da região. Amanhã, o secretário de Estado dos EUA participará de uma cúpula ao lado de autoridades da Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos (EAU), Bahrein, Omã, Catar, Jordânia, Egito e Turquia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.