Atentados contra peregrinos xiitas matam 10 pessoas em Bagdá

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 14h54

Bagdá, 22 mai (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e outras 56 ficaram feridas nesta quinta-feira em dois atentados contra peregrinos xiitas ocorridos em áreas diferentes de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes policiais.

O ataque mais sangrento aconteceu na praça de Al Leqa, no oeste de Bagdá, onde um suicida vestido de mulher detonou sua carga explosiva perto de um posto de controle.

O atentado causou a morte de seis civis e ferimentos em outros 34, que eram peregrinos xiitas que estavam a caminho à área de Al Kazemiya, no norte da capital, para comemorar o martírio do imame Moussa al Kazem.

As fontes acrescentaram que quatro pessoas morreram e 14 ficaram feridas depois que um carro-bomba explodiu perto da área de Nahda, no centro da capital iraquiana, contra uma concentração de peregrinos xiitas.

A explosão causou também danos materiais nas lojas e nos veículos localizados perto do lugar.

Além disso, outro carro-bomba que estava estacionado explodiu no bairro de Aur, no leste de Bagdá, deixando oito feridos e danos materiais.

Há vários dias os peregrinos começaram a chegar andando de todas as províncias do Iraque ao túmulo do imame Moussa al Kazem, um dos padroeiros do xiismo.

A previsão é que no próximo domingo aconteça o principal ato de comemoração do martírio de Kazem, o sétimo dos 12 imames xiitas, falecido no ano 799 d.C.

Em outros fatos, pelo menos 18 iraquianos morreram hoje em diferentes ataques no Iraque, dos quais sete civis perderam a vida em bombardeios do exército iraquiano contra os grupos extremistas na cidade de Faluja, 50 quilômetros ao oeste da capital.

Além disso, as forças de segurança mataram Abu Anas al Shami, líder da organização jihadista Estado Islâmico do Iraque e Levante na província oriental de Diyala, assim como dois de seus ajudantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.