Atentados contra região xiita no norte do Iraque deixa 6 mortos e 40 feridos
Bagdá, 6 jun (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram nesta sexta-feira e mais de 40 ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba de forma consecutiva em uma zona xiita da província de Ninawa, no norte do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
O atentado duplo aconteceu na aldeia Tahraua, habitada pelo grupo étnico shabak, de crença xiita e que tem língua, cultura e costumes próprios.
As explosões causaram grandes danos em casas da cidade, localizada a cerca de 30 quilômetros a nordeste de Mossul, capital de Ninawa.
A maioria dos feridos foi levada a hospitais da região autônoma iraquiana do Curdistão, porque Ninawa se encontra sob o toque de recolher desde ontem à noite.
A medida foi imposta depois que o exército iraquiano matou cerca de 40 jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em combates e bombardeios em Ninawa.
As autoridades iraquianas declararam também o toque de recolher nas cidades de Biji e Tikrit, na vizinha província de Saladino, que ontem foi palco de uma ofensiva do EIIL que se saldou com dezenas de mortos.
Em Ninawa, foram as forças armadas que tomaram a iniciativa dos combates, após haver recebido informações sobre os terroristas por parte dos serviços de inteligência. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.