Aterrissa em Áden primeiro avião comercial de passageiros em quatro meses

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 11h19

Sana, 6 ago (EFE).- Um avião da companhia aérea Yemenia aterrissou nesta quinta-feira no aeroporto internacional da cidade de Áden, o que o transforma no primeiro voo comercial realizado à cidade desde o início do conflito no Iêmen há quatro meses.

Segundo a agência oficial iemenita “Saba”, com sede em Riad e controlada pelos leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, o avião fez a rota Djibuti-Áden com 150 passageiros a bordo.

Os passageiros são moradores de Áden que tinham fugido dos combates entre as forças de Hadi e os rebeldes houthis.

Áden é o reduto dos leais a Hadi, que se refugiou nesta cidade em fevereiro, após fugir de Sana -tomada pelos houthis (xiitas)-, mas que posteriormente se exilou em Riad perante o avanço dos rebeldes.

Em 17 de julho, o governo iemenita anunciou desde Riad a libertação de Áden e o envio de uma delegação ministerial para preparar a volta do Executivo.

Cinco dias depois aterrissou no aeroporto de Áden, que antes estava controlado pelos houthis, o primeiro avião, um aparelho militar saudita com armamento e ajuda humanitária.

Em 1 de agosto, o primeiro-ministro iemenita, Khaled Mahfuz Bahah, exilado em Riad desde março, chegou a Áden para retomar o exercício de suas funções.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.