Atirador de Orlando criticava “modos imundos do Ocidente” em rede social

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/06/2016 12h57
Reprodução/Facebook Omar Seddique Mateen

Omar S. Mateen, o homem que invadiu uma boate gay de Orlando, no passado final de semana, e matou, a tiros, 49 pessoas, teria feito uma série de comentários no Facebook atacando “os modos imundos do Ocidente” e culpando os Estados Unidos pelas mortes de “mulheres e crianças inocentes”, de acordo com uma investigação feita por uma comissão do Senado, divulgada na última quarta-feira (16).

Segundo o documento, ele teria comentado em seu perfil na rede social: “América e Rússia, parem de bombardear o (grupo extremista) Estado Islâmico”.

A comissão do Senado enviou o documento ao Facebook, pedindo que a companhia produzisse informações sobre a atividade online de Mateen.

De acordo com uma pessoa próxima ao assunto, o atirador publicou comentários momentos antes de o ataque começar.

“Os muçulmanos verdadeiros nunca irão aceitar os modos imundos do Ocidente”, escreveu o extremista, de acordo com documento produzido pela comissão chefiada pelo senador republicano Ron Johnson. Ele não explicou como obteve essas informações, mas disse apenas que o rapaz, de 29 anos, operava em 5 contas diferentes no site.

Apesar de Mateen ter jurado lealdade ao grupo radical, o governo Obama diz não ter encontrado evidências de que o ataque à boate Pulse foi orquestrada pelos jihadistas. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.