Atividade industrial e taxa de emprego recuam no 1° trimestre de 2015

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h25

Brasília, 5 mai (EFE).- A atividade da indústria, o uso de sua capacidade instalada e a taxa de emprego nesse setor caíram durante os primeiros três meses deste ano, segundo informou nesta terça-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com um relatório divulgado por essa patronal, as vagas de trabalho na indústria caíram 0,4% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2014 e 3,9% contra o anterior período compreendido entre janeiro-março.

O mesmo ocorreu com a utilização da capacidade instalada, que caiu 0,2% frente ao quarto trimestre do ano passado, embora a redução também tenha sido muito maior com relação aos primeiros três meses de 2014 (-3,7 %).

A média de horas trabalhadas por empregado, outra referência da atividade industrial, também reduziu 1,1% em comparação com o último trimestre de 2014 e 8,5% na comparação com os três primeiros meses do ano passado.

Segundo a CNI, essa situação teve reflexos no faturamento da indústria, que caiu 3,6% frente ao último trimestre de 2014 e 6% com relação ao período janeiro-março anterior.

A CNI atribuiu esse quadro à delicada situação da economia do país, que segundo todas as projeções, até as baralhadas pelo próprio governo, fechará 2015 com uma contração próxima a 1%.

De acordo com o relatório da CNI, pela “dificuldade de reverter esse cenário adverso no curto prazo”, é “provável” que tanto a oferta de emprego como o rendimento dos salários reais dos trabalhadores da indústria “sigam caindo” durante este ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.