Ativistas afirmam que americano cometeu atentado suicida na Síria
(Atualiza com a confirmação da identidade do suicida).
Beirute, 30 mai (EFE).- O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou nesta sexta-feira que um cidadão americano cometeu um atentado suicida há cinco dias na província setentrional síria de Idlib, na fronteira com a Turquia.
Em declarações à Agência Efe por telefone, o diretor do Observatório, Rami Abderrahman, explicou que o suicida fazia parte da Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, e que o atentado foi executado na área de Jabal Arbain.
Abderrahman ressaltou que até agora sua organização não pôde confirmar a identidade do suposto jihadista.
Por sua parte, o Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou hoje que um cidadão americano participou de um atentado suicida cometido esta semana na Síria, mas não deu detalhes sobre sua identidade ou procedência.
“O cidadão americano envolvido no atentado suicida na Síria é Mohammad Abu-Salha Moner”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
No último dia 25, a organização afirmou que quatro militantes da Frente al Nusra tinham realizado quatro atentados suicidas com carros-bomba contra postos de controle das forças do regime em Jabal Arbain.
Os jihadistas divulgaram nas redes sociais fotografias do suposto cidadão americano, que aparece identificado como Abu Hureira Al Ameriqui.
O suposto suicida aparece sorridente e com um gato no colo nas imagens, cuja autenticidade não pôde ser verificada de forma independente.
A Frente al Nusra e o grupo radical Estado Islâmico do Iraque e do Levante contam com vários combatentes estrangeiros em suas fileiras, cujo número exato é desconhecido. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.