Ativistas confirmam morte de 9 jihadistas na Síria por bombardeio turco

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 13h59
  • BlueSky

Beirute, 24 jul (EFE).- Pelo menos nove membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nas últimas 24 horas por causa dos bombardeios da aviação turca no norte da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos nesta sexta-feira.

Os nove militantes do EI foram atingidos por um ataque aéreo turco contra uma região entre as cidades sírias de Yarabulus e e Ao Rai, perto de Aleppo.

Um veículo blindado e uma metralhadora dos jihadistas foram destruídos neste ataque.

Dois combatentes do EI morreram ontem à noite no norte de Aleppo atingidos por um foguete disparado desde a Turquia, indicou o Observatório.

Esta ONG não confirmou o saldo de baixas jihadistas divulgado pelo jornal turco “Hürriyet”, que falou em 35 membros do EI mortos em Al Bab, controlada pela organização extremista.

Mas o Observatório acrescentou que várias pessoas ficaram feridas hoje por disparos de guardas fronteiriços turcos quando tentavam atravessar para a Turquia desde os arredores de Afrin, também em Aleppo e um dos principais enclaves curdos da Síria.

A intervenção turca, a primeira deste tipo contra o EI, começou pouco depois da meia-noite, após um tiroteio em um posto fronteiriço em Elbeyli, no sul da Turquia, entre radicais e a polícia da fronteira, que deixou um suboficial turco morto e dois sargentos feridos.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, desvinculou os bombardeios do acordo de cooperação fechado na quinta-feira com os EUA para o uso pelas tropas americanas de uma base aérea turca para a ofensiva contra os extremistas na Síria.

A Turquia não havia participado até o momento dos bombardeios da coalizão internacional, liderada por Washington, contra os jihadistas na Síria e no Iraque, que começaram em agosto.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.