Ativistas pró-Rússia invadem sede da administração de Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 06/04/2014 11h05
EFE Ativistas pró-Rússia invadem sede da administração de Donetsk

Kiev, 6 abr (EFE) – Um grupo de manifestantes pró-Rússia invadiu a sede da administração da região de Donetsk, no sudeste da Ucrânia, informaram as agências locais neste domingo.

Os ativistas içaram bandeiras russas sobre o edifício e colocaram cartazes do movimento separatista “República de Donetsk”. Segundo a imprensa local, a sede da administração ficou rodeada por centenas de manifestantes. 

A invasão aconteceu após uma manifestação a favor dos russos na região, terra natal do presidente ucraniano deposto, Viktor Yanukovich. Segundo algumas testemunhas, a Polícia fez um corredor para os ativistas, cedendo às suas pressões para permitir que subissem de forma ordenada ao edifício.

Paralelamente, segundo várias informações da imprensa ucraniana, na cidade de Lugansk, no leste do país, um grupo de ativistas pró-Rússia entrou na sede do Serviço de Segurança da Ucrânia. Eles exigem a liberação de um companheiro, Alexander Kharitonov, detido por participar dos protestos contra as novas autoridades.

Além disso, na cidade de Kharkiv, no nordeste do país, foram registrados enfrentamentos locais entre os simpatizantes das novas autoridades e as forças favoráveis aos russos.

Não é a primeira vez que ativistas pró-Rússia invadem sedes de instituições estatais em Donetsk e outras cidades no leste e no sudeste da Ucrânia, onde ainda é forte a movimentação a favor do país vizinho, o que gera nas autoridades ucranianas um medo sobre a possibilidade da repetição do que acontece na Crimeia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.