Ativistas pró-Rússia retiram comissão eleitoral de Lugansk por clima tenso
Donetsk (Ucrânia), 11 mai (EFE).- A sede da comissão eleitoral da cidade de Novoaidar (na região de Lugansk, na Ucrânia) foi evacuada às pressas neste domingo pelos pró-Rússia depois que o exército ucraniano os impediu de realizar o referendo separatista.
“A comissão eleitoral de Novoaidar está realizando uma evacuação urgente”, disse um porta-voz da organização separatista à agência russa “Interfax”.
O representante disse que “os militares da Guarda Nacional primeiro bloquearam com veículos blindados as entradas nos colégios e, depois, destruíram a sede da comissão eleitoral” da cidade.
Além disso, disse, 14 distritos da região tiveram problemas com a internet e os serviços telefônicos.
Os separatistas também denunciaram que os blindados da Guarda Nacional estão impedindo os moradores dos distritos Belokurakisnki, Svatovoski, Troitski e Melovski, na região, de comparecer aos lugares de votação.
Antes, os milicianos pró-Rússia da região informaram que o exército ucraniano realiza uma ofensiva em Novoaidar.
“Cerca de 15 blindados (do exército) foram levados a Novoaidar; nossos voluntários entraram em combate, tentando conter e impedir seu avanço rumo a Lugansk”, disse um dos líderes da chamada Autodefesa Pró-Rússia, Alexei Chmilenko.
De acordo com o presidente do comitê eleitoral regional, Aleksandr Malijin, 80% das seções eleitorais puderam ser abertas, mas não no norte da região, onde a Guarda Nacional ucraniana bloqueou os veículos onde eram transportadas as cédulas de votação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.